21.3.07




TRY A DIFERENT ANGLE...





Se há objecto arquitectónico que apeteça tentar ver de ângulos diferentes é esta maravilha, que custou fortunas aos municipes do Porto e que deixa qualquer um com um nó no cérebro...

perguntais vós porque digo isto?!


De certo não pela sua forma exterior...pois esta, de todo o conjunto, acreditem, é o mais bem conseguido!


O interior é que uma pessoa fica a pensar, "que raio de espaços são estes", muito bascamente e para quem não sabe, o projecto consistia em fazer uma sala de auditório principal conpletamente regular, e todos os espaços que sobrassem dentro desta concha de forma estranha seria preenchidos com salas, a sala vip, a sala das crianças, a sala didáctica, por aí fora, até ai tudo bem, ideia genial, a questão são os espaços interiores qe resultam desse ideia que não têm qualquer tipo de qualidade, desde o facto de termos salas com pés direitos estranhissimos, rampiadas, com pilares diagonais no meio, sem luz, claustrofóbicas, etc.


Mas o F.O.A. (grupo que projectou), entre eles, o nosso querido arq. Rem Koolhas, têm desculpa pois as suas ideias visionárias desculpam tudo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso de os espaços interiores não terem qualidade é bastante relativo. Eu pessoalmente acho o interior da casa da música bastante interessante, até mesmo fascinante. são esses espaços indefinidos que lhe conferem interesse. a arquitectura por vezes deve criar o espanto e a duvida, não deve oferecer respostas convencionais aos problemas que se lhe apresentam.

margarida. disse...

OMA.